A diabetes tipo 2 é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue e pode originar diversas consequências, como o infarto e até mesmo a perda de visão. Devido à gravidade da doença, a Anvisa aprovou um medicamento novo para o tratamento da diabetes tipo 2 que combina metformina e empagliflozina em uma fórmula fixa.
O tratamento é inovador e busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos pela diabetes tipo 2, em junção à rotina de uma dieta alimentar adequada e de atividades físicas regulares. Porém, você sabe o que é diabetes tipo 2 e quais são os sintomas que ela pode apresentar? E, se você é um paciente diabético, tem acesso a técnicas para controlar a doença?
Conheça um pouco mais sobre a diabetes tipo 2 no conteúdo de hoje e descubra mais sobre o novo tratamento para a doença.
O que é a diabetes tipo 2?
Para entender o que é a diabetes tipo 2, precisamos compreender o conceito de diabetes. De acordo com a definição do Ministério da Saúde, a diabetes é uma doença originada pela produção insuficiente ou pela absorção inadequada de insulina, que é o hormônio responsável por regular a glicose no sangue e garantir energia para o corpo humano.
Assim, a diabetes tipo 2 costuma acometer pessoas acima dos 45 anos e é uma doença definida pela absorção inadequada de insulina produzida pelo organismo. Isso acontece por uma série de fatores:
- Sobrepeso;
- Sedentarismo;
- Triglicerídeos elevados;
- Hipertensão;
- Hábitos irregulares de alimentação.
Quantas pessoas são acometidas pela diabetes?
No Brasil, a diabetes é uma doença que acomete mais de 13 milhões de pessoas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes. Essa parcela da população representa 6,9% em todo o país. Entre eles, cerca de 90% dos pacientes são acometidos pela diabetes tipo 2.
Existem outros tipos de diabetes?
A diabetes tem diversas especificidades. Os tipos mais comuns de diabetes são:
- Tipo 1;
- Tipo 2;
- Pré-diabetes;
- Diabetes gestacional.
Quais são os sintomas da diabetes tipo 2?
Os sintomas variam entre os tipos de diabetes, mas seus principais sintomas são a fome e a sede em excesso, além da vontade de urinar muitas vezes ao longo do dia. Os sintomas da diabetes tipo 2 englobam, ainda, o formigamento em pés e mãos, feridas que demoram a cicatrizar pelo corpo, visão embaçada e infecções com frequência em órgãos (como bexiga e rins) e na pele.
Como controlar a diabetes tipo 2?
A diabetes é uma doença que não tem cura, então a palavra-chave é controle. E o primeiro e principal passo para controlar a diabetes tipo 2 é ter um estilo de vida saudável, junto a uma rotina de medicamentos que colaboram para a eficácia do tratamento.
E, se você quer dicas de boas práticas para controlar a diabetes tipo 2, conheça as nossas abaixo:
1. Tenha uma alimentação adequada
Uma dieta composta por alimentos ricos em fibras, frutas com cascas, vegetais, grãos, cereais, carnes magras e gorduras saudáveis é uma dieta segura e adequada para um diabético. Lembre-se que, se você é um paciente com diabetes tipo 2, o acompanhamento de um nutricionista ou um nutrólogo é fundamental para estabelecer a melhor dieta para o seu quadro clínico.
2. Estabeleça uma rotina de exercícios físicos
Que as atividades para o corpo são importantes para ter uma qualidade de vida melhor, você já sabe. Mas, para um diabético, elas são ainda mais essenciais porque é por meio delas que há a queima de glicose. Para isso, opte por uma atividade que seja do seu agrado e que não force demais! Começar por exercícios brandos, como uma caminhada, é o melhor caminho para estabelecer uma rotina contínua e eficaz de exercícios.
3. Fiscalize suas taxas de insulina
Controlar a diabetes tipo 2, além da adoção de práticas saudáveis, significa fiscalizar frequentemente a insulina. Assim, você consegue identificar com maior eficácia a durabilidade do tratamento e ter mais qualidade de vida. Tenha atenção às taxas de insulina, também, para levar ao acompanhamento médico, que deve ser feito regularmente para o controle da doença.
O que é o novo tratamento aprovado pela Anvisa?
A combinação empagliflozina e metformina recebeu o nome de Jardiance® Duo e é uma maneira moderna de tratamento para quem vive com a diabetes tipo 2. Com a junção das composições, os estudos indicam que os diabéticos podem apresentar redução em taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares, além de garantir maior eficácia do tratamento, que só é realmente um sucesso quando há a adoção de um estilo de vida mais saudável.
Conheça a dose certa +cuidado!
Apesar de não ter a cura, a diabetes tipo 2 é uma doença que pode ser controlada – e nós, da dose certa +cuidado, podemos ajudar você ou alguma pessoa querida que possui a doença a ter uma rotina mais leve.
Com um serviço completo e personalizado, a Safebox da dose certa +cuidado garante a entrega de sachês com os seus remédios organizados por dosagem e horário. Essa maneira prática e fácil de controlar seus medicamentos é a maneira que encontramos de cuidar do que mais importa para nós: a sua saúde.
Conheça nossa Box e entre em contato caso tenha dúvidas. Vamos juntos promover uma melhor qualidade de vida – para você e para quem você mais ama. Clique aqui e saiba mais!
Fontes: Guia da Farmácia