Medicamentos já fazem parte do nosso dia a dia de uma maneira quase automática. Afinal, para uma simples crise de dor de cabeça, por exemplo, um comprimido pode solucionar o problema sem que você tenha que se consultar com um médico antes. Contudo, você saberia qual é o melhor: um medicamento de referência, medicamento similar ou um medicamento genérico para solucionar a sua dor? É comum acontecer de, ao ir a uma farmácia solicitar um medicamento de referência, um profissional sugerir que você adquira um medicamento similar ou genérico, tendo em vista o valor do medicamento de marca, por exemplo.
Entre outros motivos, o preço do medicamento de referência é o principal motivador para muitos brasileiros optarem por um medicamento genérico atualmente. A Pesquisa sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias no Brasil – Edição 2023 afirma que mais de 71% da população brasileira adquiriu ao menos um medicamento genérico.
No conteúdo de hoje, você descobre a diferença entre medicamento genérico, medicamento similar e medicamento de referência e esclarece suas dúvidas sobre esses remédios com a dose certa +cuidado.
O que são medicamentos de referência?
Um medicamento de referência é o remédio original registrado em órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no Brasil. Ele deve ter sua eficácia, segurança e qualidade comprovadas cientificamente por órgãos federais responsáveis por essa função, e a eficácia e a segurança do medicamento de referência devem ser comprovadas por meio da realização de estudos clínicos. Como é o medicamento original, ele é a base para a elaboração de medicamentos similares e genéricos.
O que são medicamentos similares?
Com a quebra da patente dos medicamentos de referência após alguns anos, o medicamento similar pode ser elaborado com o mesmo princípio ativo (ou os mesmos princípios ativos) do medicamento de referência, além de ter a mesma concentração e forma farmacêutica. Essa sequência de similaridades deve acontecer com o devido registro na Anvisa.
Em relação a esses medicamentos, apesar de seguirem a patente dos medicamentos de referência, os similares podem diferir em algumas características. Estas estão ligadas ao tamanho e à forma do remédio, além do prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, que sempre será identificado pelo seu nome comercial ou pela sua marca.
E o que são medicamentos genéricos?
Já os medicamentos genéricos são aqueles que possuem o mesmo princípio ativo em sua fórmula – com a mesma concentração e forma farmacêutica do medicamento de referência – após a quebra da patente da fórmula original. Este tipo de remédio segue a administração, posologia e a mesma indicação terapêutica de referência, além de ser intercambiável pelas normas atuais dos órgãos de vigilância. Além disso, os medicamentos genéricos são aqueles conhecidos por terem em sua caixa uma identificação: a tarja amarela, em que é possível ler a descrição do produto “Medicamento Genérico”.
Por que medicamentos similares e genéricos costumam ser mais baratos que os de referência?
Como o medicamento de referência é o original, ele é submetido a diversos estudos clínicos, registros e comprovações – que demandam tempo, investimento, equipamentos e, claro, dinheiro. Todo o trabalho realizado na elaboração desse remédio é contabilizado no medicamento final e esse é um dos fatores que aumentam o valor dos medicamentos de referência.
Já os medicamentos similares e genéricos não passam por esse processo de certificações, estudos clínicos e registros, por isso não é um fator considerado no valor desses remédios. Assim, eles são mais acessíveis para a população, o que favorece o aumento em seu consumo.
Conheça a dose certa +cuidado
Aqui, na dose certa +cuidado, temos uma equipe qualificada para fazer a administração e a organização dos seus medicamentos, proporcionando um tratamento assertivo, com qualidade e constância. Todos são dedicados a oferecer o melhor produto na área de gerenciamento de remédios: a Box dose certa +cuidado.
Nossa Box é parte de um serviço completo e personalizado. Nela, entregamos os seus remédios em sachês separados por dia e horário. Quer conhecer os nossos planos e condições? Clique aqui!
Fontes:
Pesquisa sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias
Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul