Atualmente, o Brasil possui mais de 60 milhões de pacientes acometidos por doenças crônicas, como indica um estudo realizado pelo Grupo Raia Drogasil. Destes, há uma preocupação relacionada aos jovens adultos entre 18 e 24 anos, que têm sido cada vez mais diagnosticados com síndromes como a obesidade – e isso tem relação direta com as doenças crônicas.
Segundo o Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel 2023), a quantidade de jovens diagnosticados com uma doença crônica não transmissível era de 9% em 2022. Já em 2023, o percentual cresceu e chegou a pouco mais de 17%.
Caso você faça parte deste grupo de pacientes crônicos, o conteúdo de hoje traz o guia definitivo de cuidados necessários com a sua saúde para ter um tratamento mais eficaz. Assim, você tem mais tempo de qualidade para aproveitar todas as fases da sua vida!
O que é uma doença crônica?
Ser acometido por uma doença crônica significa que você sofre com as dores de uma doença que se desenvolve de maneira lenta e tem uma longa duração. Geralmente, esse tipo de síndrome é ocasionado a partir de um conjunto de fatores de risco, especialmente relacionados aos hábitos de vida.
Quais os fatores de risco para as doenças crônicas?
Os principais fatores de risco que podem provocar o desenvolvimento de doenças crônicas são:
- Tabagismo;
- Etilismo;
- Alimentação inadequada;
- Sedentarismo;
- Excesso de peso.
Os tipos mais comuns de doenças crônicas
Um exemplo de doença crônica muito conhecida no Brasil é a diabetes, que indica falhas na regulação da glicose na corrente sanguínea. Além dela, a asma também é uma doença crônica e se caracteriza por uma doença respiratória que afeta as vias aéreas, podendo surgir tanto na infância quanto na fase adulta.
Conheça mais tipos de doenças crônicas comuns:
- Hipertensão arterial, caracterizada pelos altos níveis de pressão arterial e que pode estar relacionada a alterações cardíacas;
- Acidente vascular cerebral (AVC), que pode acontecer devido ao surgimento de trombos, hemorragias ou anormalidades do organismo;
- Obesidade, que indica o acúmulo excessivo ou anormal de gordura do corpo humano e que pode provocar diversas adversidades à pessoa acometida.
Qual a melhor maneira de tratar uma doença crônica?
A melhor maneira de cuidar de uma doença crônica é cultivar bons hábitos, principalmente os relacionados à saúde. O estudo publicado na revista científica European Journal of Preventive of Cardiology aponta que andar cerca de 4 mil passos em uma caminhada leve já é o suficiente para reduzir o risco de falecimento por qualquer que seja a causa do óbito.
É claro que uma caminhada leve é um exercício importante para cuidar da sua saúde e, assim, ter uma qualidade de vida melhor para aproveitar mais as suas fases. Porém, é essencial aliar práticas para que o cuidado seja aprimorado e você amenize os sintomas das suas dores.
- Adote uma dieta de alimentação saudável e equilibrada. Para isso, estabeleça uma rotina de consumir mais frutas, verduras, legumes e cereais, além de proteínas e gorduras saudáveis;
- Cuide da qualidade do seu sono e durma pela quantidade de tempo necessária por noite;
- Se consulte regularmente e realize seus exames periodicamente para prevenir o surgimento de todas as doenças, como as crônicas.
Conheça a dose certa +cuidado!
Como você viu em nosso conteúdo de hoje, as doenças crônicas afetam grande parte da população brasileira. Contudo, ainda de acordo com o estudo do Grupo RD, apenas 60% das prescrições médicas chegam às farmácias. Destes, menos da metade inicia o tratamento e apenas 15% permanecem no tratamento após os 3 meses de início.
E nós, da dose certa +cuidado somos os seus aliados para você ter um tratamento 100% eficaz desde as primeiras etapas. Para isso, conheça os nossos serviços e vantagens para ganhar mais tempo de qualidade e, assim, aproveitar mais a vida!
Com um serviço completo e personalizado, a Box da dose certa +cuidado garante a entrega de sachês com os seus medicamentos organizados por dosagem e horário. Essa maneira prática e fácil de controlar seus medicamentos é a maneira que encontramos de cuidar do que mais importa para nós: a sua saúde.
Conheça nossa Box e entre em contato caso tenha dúvidas. Vamos juntos promover uma melhor qualidade de vida – para você e para quem você mais ama. Clique aqui e saiba mais!