Conflitos são comuns nas relações humanas, inclusive no ambiente de trabalho, como é o caso das Instituições de Longa Permanência (ILPIs). O convívio diário com os colegas, cada um com sua personalidade, em um ambiente repleto de responsabilidades, pode gerar conflitos. É nesse momento que entra em cena o mediador, responsável por minimizar os conflitos e tornar o ambiente de trabalho mais agradável.
Neste artigo você vai aprender o que é mediação no ambiente de trabalho, quais as características do mediador e como fazer a mediação de conflitos entre colaboradores de ILPIs.
O que é mediação de conflitos
A mediação é um método eficaz de tratamento e resolução de conflitos, envolvendo a comunicação facilitada por um mediador imparcial. As partes diretamente envolvidas colaboram para identificar soluções satisfatórias para suas demandas. No Brasil, a mediação é uma prática regulamentada pela Lei n. 13.140/2015, e há dois tipos:
- Judicial
Oferecida por entidades e profissionais vinculados ao Poder Judiciário, segue as normas do Conselho Nacional de Justiça e do Tribunal de Justiça, ocorre durante um processo, por requerimento das partes ou designação judicial (mediação processual), ou antes da instauração da petição inicial (mediação pré-processual).
- Extrajudicial
A mediação extrajudicial pode ser institucionalizada, oferecida por entidades privadas especializadas em mediação, ou independente, conduzida por um mediador sem vínculo institucional, escolhido livremente pelas partes. A mediação extrajudicial pode ser utilizada independentemente da existência ou não de processo judicial.
No ambiente de trabalho, a mediação extrajudicial é a mais indicada na maioria dos casos. Isso porque ela auxilia na resolução de conflitos sem a necessidade de levar para o judiciário. O mediador facilitará a interação assertiva entre as partes, aperfeiçoando a comunicação com foco nos interesses e necessidades dos envolvidos.
Quais as característica do mediador de conflitos
O mediador extrajudicial deve ser alguém imparcial, que tenha a confiança das partes e seja capacitado para realizar a mediação, não necessariamente tendo especialidade na área jurídica. Contudo, segundo artigo publicado pela OAB, o mediador deve ter as ferramentas que possibilitem realizar negociações cooperativas e auxiliar na comunicação, como conhecimentos básicos em semiótica, linguística, psicologia e sociologia.
No caso dos conflitos entre colaboradores das ILPIs, o mediador será, muitas vezes, o gestor da Instituição. Ele deve estar pronto para escutar de maneira imparcial as partes, identificar as causas do conflito e propor um acordo amigável entre os envolvidos. Com isso, o mediador é uma peça importante para tornar o ambiente da ILPI mais confortável para todos.
Quais as vantagens da mediação de conflitos em ILPIs
A pesquisa Cuidadores do Brasil mapeou o perfil desses trabalhadores e revelou seus principais desafios. Entre eles estão a falta de valorização da profissão (41% dos entrevistados afirmam que a atividade de cuidar no Brasil é desvalorizada). Quando questionados sobre suas preocupações estão manter a calma em situações de emergência (61%), conquistar a confiança da pessoa cuidada (56%) e conquistar a confiança da família (46%).
Essa rotina de desafios pode tornar o dia a dia estressante e ocasionar conflitos entre os colaboradores da ILPI. Um ambiente de trabalho hostil afeta negativamente na produtividade da equipe e, consequentemente, no cuidado com os residentes da ILPI. Para evitar esse tipo de transtorno, a mediação de conflitos é um caminho efetivo, trazendo benefícios como:
- Restabelecimento da comunicação entre as partes
- Resolução de conflitos e prevenção de novos conflitos
- Redução de desgaste emocional
- Redução de custos
- Agilidade
- Sigilo
- Manutenção das relações
Os gestores de ILPIs que prezam pela mediação de conflitos estão fortalecendo a sua equipe, garantindo cuidados de qualidade aos residentes e um ambiente propício ao bem-estar de todos. Em nosso blog você encontra outros conteúdos que contribuem com a gestão eficiente da ILPI.
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