O bem-estar dos pacientes é uma das grandes preocupações dos gestores de Instituições de Longa Permanência (ILPIs), porém, não é a única. Há diversos outros desafios que precisam ser superados, entre eles a gestão financeira da ILPI: identificar, organizar e analisar as despesas para propor alternativas que reduzam os gastos mantendo o padrão da instituição.
Continuei a leitura e conheça os principais desafios enfrentados e como otimizar a gestão financeira de ILPIs.
Gestão financeira de ILPIs
A gestão financeira é um conjunto de processos, métodos e ações que permite uma empresa monitorar, analisar e planejar suas atividades financeiras. Seu objetivo principal é assegurar que os gastos da organização estejam equilibrados em relação aos ganhos, permitindo que ela opere de maneira lucrativa.
No contexto das ILPIs, as despesas abrangem diversos aspectos, como equipe, infraestrutura, medicamentos, alimentação, higiene, atividades recreativas, entre outros. Uma gestão financeira eficiente examina esses elementos, identificando oportunidades de otimização, sem comprometer a qualidade de vida dos residentes e o funcionamento da instituição. Dessa forma, a ILPI consegue encerrar cada mês com uma saúde financeira equilibrada.
Principais desafios financeiros de uma ILPI
Pesquisa divulgada pela Universidade Federal de Viçosa identificou os principais desafios da gestão de custos em ILPIs. Entre eles estão:
- Conhecimento em finanças
Os gestores não possuem conhecimento teórico em finanças, com uma falta de familiaridade em conceitos básicos, como despesas, custos e investimentos. Essa lacuna teórica pode complicar a administração eficaz dos recursos. Além disso, foi identificada a dificuldade em direcionar os gastos de maneira apropriada entre os diferentes setores (direcionadores).
- Organização
A falta de organização dos gastos representa um obstáculo para uma gestão financeira eficaz. Em algumas ILPIs, a ausência de documentação dos gastos e doações recebidas, a inexistência de um local designado para registros e a falta de uma pessoa responsável agravam essa situação.
- Equipe
A falta de profissionais é outra questão enfrentada, resultando em sobrecarga para o time. Isso torna difícil para que alguém da equipe assuma a responsabilidade pelos registros dos gastos diários nas instituições.
Como otimizar a gestão financeira de uma ILPI
De acordo com o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente. Entre os desafios enfrentados por esses administradores está a gestão financeira, um obstáculo que também afeta os responsáveis por ILPIs. Para contornar a situação, atente-se aos seguintes pontos:
- Invista em conhecimento
Administrar um negócio demanda preparo prático e teórico, por isso, buscar esse tipo de formação é fundamental para uma gestão eficiente. Atualmente, há diversos cursos no mercado, com opções que ensinam desde os princípios básicos até atualizações e pós-graduações.
O importante é estar sempre em dia com as boas práticas de gestão e, principalmente, passar o conhecimento adiante, mantendo a equipe atualizada e engajada. O Sebrae oferece capacitação para empreendedores.
- Priorize a organização
Mesmo com uma rotina agitada, é importante manter a organização das despesas da IPLI, para isso, selecionar um responsável e reservar um lugar exclusivo para a organização é uma excelente alternativa. Assim, o restante da equipe não é sobrecarregada com funções administrativas e consegue focar no cuidado com os pacientes.
- Busque alternativas que otimizem a rotina
A tecnologia tem transformado a realidade das ILPIs, reduzindo os custos e o tempo necessário para concluir os processos. Há softwares que automatizam a gestão do estoque, das receitas médicas, da equipe, entre outras funcionalidades. A telemedicina também tem auxiliado ILPIs com acompanhamento mais rápido de especialistas em saúde.
A dose certa +cuidado é uma solução que também traz praticidade para o dia a dia da ILPI. Nós fazemos a separação de medicamentos por dia e horário em sachês individuais e entregues mensalmente na instituição, também contamos com farmacêuticos que avaliam as receitas para evitar interação medicamentosa, além de contar com preços competitivos.
Quer conhecer mais sobre a dose certa +cuidado e sobre como podemos contribuir com a otimização financeira da sua ILPI? Acesse o link.