Os tempos atuais são ditados pela pressa, pela impaciência e pelas cobranças, o que acaba gerando imediatismo, consumo rápido e desenfreado, excesso de informações para processarmos, falta de foco, problemas de concentração, doenças físicas e mentais… a lista é interminável.
Todos esses fatores fazem com que fiquemos o tempo todo preocupados. O corpo, em resposta, se prepara para enfrentar um desafio e hormônios são liberados na corrente sanguínea. A mente fica descontrolada, os músculos tensionam, o corpo fica rígido, o coração bate mais rápido e a boca fica seca.
Também pode acontecer de surgir uma dor no peito, dor de cabeça, formigamento, tontura e alterações gastrointestinais, além de sintomas psíquicos, como a irritação, a insônia, a inquietação, o medo e a perda de concentração. Pesquisas apontam que a ansiedade é um sintoma comum que atinge aproximadamente 5% da população idosa.
Mas você conhece o que pode provocar ainda mais ansiedade em nossa rotina? No conteúdo de hoje, a dose certa +cuidado responde tudo o que você precisa saber!
O que pode ocasionar a ansiedade
Eis alguns dos fatores que acabam nos causando mais ansiedade:
Excesso de informações e estímulos
O rendimento e a qualidade de vida são ditados pelo bombardeamento de informações à nossa volta. Na era tecnológica, é impossível se desligar do mundo, principalmente do virtual. Somos constantemente estimulados a estarmos conectados com tudo e com todos ao mesmo tempo, e isso quase nunca ocorre de uma maneira saudável.
Sensação de vazio
Sem saber ao certo o que nos falta, tentamos preencher nossa vida com algo que nos dê um alívio imediato. Não é à toa que a sociedade tem diversos vícios como compulsões alimentares, álcool, drogas e uso excessivo da internet. Da mesma forma que buscamos o alívio, buscamos soluções imediatas para resolvermos nossos problemas.
Competição
Somos cobrados o tempo inteiro para sermos os melhores em tudo o que somos e executarmos da melhor maneira tudo o que fazemos. Além disso, fomos criados e condicionados a uma vida baseada na aprovação do outro. Nessa busca incansável pelo reconhecimento e aprovação do outro, nossa ansiedade aumenta.
Impaciência
A falta de paciência prejudica muito a nossa vida, pois nos impede de lidar adequadamente com as situações e pessoas que aparecem. Além da ansiedade, aumentamos nossa negatividade, nossa raiva e nosso descontentamento quando estamos impacientes.
Existe algo que posso fazer para me sentir menos ansioso?
Sim! Abaixo, conheça 10 dicas que podem te ajudar a lidar com a ansiedade:
- Medite, faça yoga e respire melhor
A meditação é a técnica de sentar-se ereto e limpar a mente para permanecer em silêncio. Enquanto a pessoa presta atenção na respiração, o fluxo de pensamentos vai diminuindo e, com a prática, ela consegue não ter mais pensamentos momentaneamente. Isso alivia a ansiedade e relaxa as tensões do corpo.
- Desapegue do passado
O que passou, passou. Faça as pazes com o seu passado. Não é possível encontrar-se indo para lá e o único momento em que podemos fazer mudanças concretas em nossa vida é no agora, e é neste momento que você deve permanecer para ter resultados reais.
- Confie no futuro
Ao desapegar do passado e viver plenamente o momento presente, fazendo o melhor que pode com o que tem no momento, a pessoa aprende a relaxar e confiar no fluxo natural da vida, pois as consequências de seus atos serão o resultado de uma vida vivida conscientemente de uma forma mais equilibrada e saudável.
- Busque o autoconhecimento
Você se conhece? Sabe quais são as suas qualidades, defeitos, gostos, prazeres, hobbies, preferências? Ao iniciarmos nossa jornada de autoconhecimento, acabamos desenvolvendo maturidade e inteligência emocional para nos entendermos profundamente.
- Faça exercícios físicos
Uma ótima maneira de aliviar a ansiedade é praticar algum tipo de exercício físico. Conforme vamos envelhecendo, ficamos cada vez mais parados, produzindo mais mentalmente e exercitando pouco o nosso físico. A falta de movimento gera uma grande carga de energia acumulada que não tem como ser escoada e acaba alimentando ainda mais a compulsão pelos pensamentos e ideias, e dificulta a nossa concentração, nosso foco e o descanso do nosso organismo.
- Pratique atividades que você gosta
Para se libertar da tensão de emoções e pensamentos do dia a dia, precisamos descarregar de alguma forma: através do riso, do choro, de alguma atividade que nos ajude a expressar e colocar para fora essa tensão, como andar, cantar, dançar, conversar, desenhar, cuidar do jardim ou qualquer outra atividade que nos coloque em ação. Descubra quais são os seus hobbies e o que você gosta de fazer no tempo livre.
Se as coisas não melhorarem, busque ajuda especializada
Às vezes, por mais que tentemos, não conseguimos mudar nossa vida sozinhos. Pedir ajuda para familiares e amigos e buscar ajuda especializada, com terapeutas e psicólogos, podem ser práticas que você precisa adotar no momento, e está tudo bem. Tire um tempo para cuidar da sua saúde e lembre-se que você é muito importante!