A asma é uma doença inflamatória crônica que afeta as vias aéreas das pessoas. Por ser uma das síndromes respiratórias mais comuns entre a população, a venda de medicamentos para asma aumentou em todo o país nos primeiros meses de 2023. Mas o que levou a este crescimento? No conteúdo de hoje, você vai descobrir os motivos que ocasionaram tais aumentos — e tudo o que precisa saber acerca da asma. Boa leitura!
O que é a asma?
A asma é uma inflamação crônica que atrapalha a respiração. Quem sofre com essa síndrome percebe uma sensação de aperto no peito e que a respiração fica mais curta. Ela é uma das doenças crônicas mais comuns relacionadas à respiração das pessoas e, por isso, pode ser subestimada — especialmente quando a asma começa a se desenvolver na infância e provoca faltas escolares constantes.
A estimativa é que mais de 20 milhões de brasileiros convivam com esta doença no país, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Apenas em São Paulo, por exemplo, a asma foi responsável pelo aumento de mais de 50% na quantidade de internações no primeiro trimestre de 2023, segundo os registros da Secretaria de Estado da Saúde.
Quais são os sintomas da asma?
Os principais sintomas que podem ser percebidos por quem é acometido pela asma são:
- Dificuldade de respirar;
- Aperto no peito;
- Presença constante de um chiado;
- Respiração curta e acelerada.
De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas da asma podem piorar à noite e logo nas primeiras horas da manhã.
Fatores que ocasionam a asma
A asma é uma doença que pode se desenvolver e ter seus sintomas agravados a partir de fatores genéticos. Mas você sabia que as condições ambientais também podem provocar o surgimento desta síndrome?
É verdade! Assim como devemos evitar ambientes fechados durante o inverno devido à proliferação de bactérias e fungos, a mesma recomendação vale para quem é acometido pela asma. Além disso, quem sofre com esta síndrome respiratória deve evitar a exposição a poeira e a ácaros. Quando possível, a indicação é redobrar os cuidados com a saúde.
Aumento nas vendas de medicações para asma: o que ocasionou?
Até julho de 2023, o país registrou aumento de 51% nas vendas dos medicamentos para tratar a asma. Este dado está presente em um estudo realizado pela InterPlayers, que analisou os registros de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
Entre as causas para este crescimento estão:
- Aumento das internações no país;
- Um dos principais custos registrados no Sistema Único de Saúde (SUS);
- Evolução da medicina e o mercado farmacêutico acerca da asma;
- Preocupação sobre a asma e outras síndromes respiratórias após a pandemia.
Como tratar a asma?
A asma não tem cura, mas ela pode ser muito bem tratada para amenizar os sintomas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a doença. O tratamento da asma tem que ser definido a partir do histórico clínico e das avaliações médicas, acompanhado por um especialista e deve ser elaborado para controlar os fatores que podem originar uma crise asmática.
Conheça a dose certa +cuidado!
Como você viu em nosso conteúdo de hoje, a asma é uma doença inflamatória crônica que acomete, aproximadamente, 20 milhões de brasileiros. Apesar de não ter cura, existem tratamentos que podem controlar os sintomas e os fatores de risco da doença.
E nós, da dose certa +cuidado, somos os seus aliados para você ter um tratamento 100% eficaz desde as primeiras etapas. Para isso, conheça os nossos serviços e vantagens para ganhar mais tempo de qualidade e, assim, aproveitar mais a vida.
Com um serviço completo e personalizado, a Box da dose certa +cuidado garante a entrega de sachês com os seus medicamentos organizados por dosagem e horário. Essa maneira prática e fácil de controlar seus medicamentos é a maneira que encontramos de cuidar do que mais importa para nós: a sua saúde.
Conheça nossa Box e entre em contato caso tenha dúvidas. Vamos juntos promover uma melhor qualidade de vida — para você e para quem você mais ama. Clique aqui e saiba mais!
Fonte: InterPlayers.