O TDAH é um transtorno neurobiológico que costuma aparecer na infância e na adolescência, e se desenvolve à medida que o paciente cresce. Estima-se que a população afetada por esse distúrbio esteja entre 5% e 8%, segundo informações da Associação Brasileira do Déficit de Atenção – ABDA.
Mas o que essa sigla realmente significa e qual é a origem desse transtorno? O que se sabe sobre o seu tratamento? O TDAH tem cura? No conteúdo de hoje, a dose certa +cuidado esclarece tudo o que você precisa saber sobre o TDAH! Continue a leitura abaixo.
O que significa TDAH?
TDAH é a sigla para Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, que é um transtorno neurobiológico que possui causas genéticas. Apenas no Brasil, a ABDA indica que cerca de 2 milhões de pessoas são diagnosticadas com a síndrome.
Quem é diagnosticado com TDAH costuma apresentar alguns sintomas, sendo que o principal deles é a desatenção. Além deste, a inquietude e a impulsividade também podem ser sinais do desenvolvimento do transtorno.
Qual é a origem do TDAH?
Em recente estudo internacional, publicado na revista Nature Genetics, cerca de 76 genes foram potencialmente relacionados à origem do TDAH. De acordo com a pesquisa, cada um deles precisa ser devidamente estudado para identificar como ele contribui para o desenvolvimento do transtorno – além de indicar que, quanto mais genes uma pessoa tiver, mais acentuado será o quadro de TDAH dela.
Isso reforça que o TDAH é um transtorno neurobiológico que tem origem genética. É comum encontrar casos em que a criança recebe o diagnóstico do distúrbio e, além dele, seu pai ou mãe também convivem com o transtorno.
Qual o melhor momento para diagnosticar o TDAH?
Como dito acima, o melhor momento para investigar o diagnóstico do TDAH é ainda na infância, caso os sintomas de desatenção, hiperatividade, inquietude e os atrasos no desenvolvimento, por exemplo, sejam muito nítidos ou estejam atrapalhando a rotina da criança.
Como diferenciar uma criança hiperativa e uma desastrada?
Na infância, é comum dizer que as crianças são desastradas, desatentas e inquietas – ou seja, coincidem com os sintomas do TDAH. Então isso significa que toda criança tem o transtorno?
Não. Na realidade, identificar o TDAH na infância pode acontecer após perceber pequenas ações, como a dificuldade em compreender regras e limites, coordenação motora desregulada, além de as crianças apresentarem problemas de comportamento.
E, apesar de ser mais perceptível na infância ou na adolescência, o transtorno neurobiológico também pode se desenvolver, ser identificado e diagnosticado apenas quando adulto. Nesses quadros, é comum perceber a recorrência de problemas de desatenção para situações corriqueiras, além de serem pessoas muito inquietas e muito impulsivas.
Existe cura para o TDAH?
Não existe uma cura para o TDAH, ou seja, os sintomas do transtorno não vão embora completamente. Por isso, o tratamento do TDAH deve ser o mais completo possível, com uma combinação de práticas e medicamentos que vão amenizar os sintomas do TDAH.
Além disso, o transtorno deve ser devidamente acompanhado por um psicoterapeuta, sendo que o melhor modelo a ser seguido é a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que tem contribuído cientificamente para o auxílio dos sintomas do transtorno neurobiológico.
Conheça a dose certa +cuidado!
Como você viu em nosso conteúdo de hoje, o TDAH é um transtorno que pode ser controlado – o que significa que as pessoas podem conviver com ele todos os dias, desde que estejam em dia com suas ações e medicamentos.
Também é comum que, com esse diagnóstico, pareça um pouco difícil se acostumar com as doses e os horários dos medicamentos. Para te ajudar a proporcionar o sucesso do seu tratamento, que tal contar com os serviços da dose certa +cuidado e ter uma rotina mais organizada?
Com um serviço completo e personalizado, a Box da dose certa +cuidado garante a entrega de sachês com os seus medicamentos organizados por dosagem e horário. Essa maneira prática e fácil de controlar seus medicamentos é a maneira que encontramos de cuidar do que mais importa para nós: a sua saúde.
Conheça nossa Box e entre em contato caso tenha dúvidas. Vamos juntos promover uma melhor qualidade de vida – para você e para quem você mais ama. Clique aqui e saiba mais!